Portaria DPC nº 215, de 28.07.2017 - DOU de 01.08.2017
Estabelece procedimentos para a certificação de aquaviários e estabelece procedimentos de transição decorrentes da aplicação das Emendas de Manila (2010) à Convenção STCW-78 complementando a Portaria nº 347/DPC de 22 de novembro de 2013 .

  Nota: Revogada pela Portaria DPC nº 219, de 27.06.2018 - DOU de 02.07.2018 .

O Diretor de Portos e Costas, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela Portaria nº 156, do Comandante da Marinha, de 3 de junho de 2004, e de acordo com o contido no art. 4º, da Lei nº 9.537, de 11 de dezembro de 1997 (LESTA),
Resolve:

Art. Estabelecer, com base nas Emendas de Manila (2010) à Convenção Internacional sobre Padrões de Instrução, Certificação e Serviço de Quarto para Marítimos (STCW-78), que a Autoridade Marítima Brasileira (AMB) adotará a seguinte correlação entre categorias, regras e capacidades para registro nos documentos por ela emitidos:
TABELA GERAL DE CATEGORIAS, REGRAS E CAPACIDADES  
GRUPO MARÍTIMOS - Seção Convés  
SIGLA  CATEGORIA  (Category) (tradução dos nomes das categorias no Brasil) REGRA/Capacidade (definidos nos Cap.2 e 3 do Anexo à Convenção STCW, como emendada) 
CLC  CAPITÃO DE LONGO CURSO (MASTER MARINE)  II/2 (Master) 
CCB  CAPITÃO DE CABOTAGEM (COASTWISE CAPTAIN)  II/2 (Master/Chief Mate) 
1ON  PRIMEIRO OFICIAL DE NÁUTICA SECOND MATE  II/1 (Chief Mate/Deck officer)* 
2ON  SEGUNDO OFICIAL DE NÁUTICA THIRD MATE  II/1 (Deck officer)* 
MCB  MESTRE DE CABOTAGEM BOSUN COASTAL  II/5 (Able seafarer deck)* 
CTR  CONTRA MESTRE BOSUN  II/5 (Able seafarer deck)* 
MNC  MARINHEIRO DE CONVÉS DECK SEAMAN  II/4 (Deck rating)* 
MOC  MOÇO DE CONVÉS ORDINARY SEAMAN  II/4 (Deck rating) 
MAC  MARINHEIRO AUXILIAR DE CONVÉS AUXILIARY ORDINARY DECK SEAMAN  N/A 
GRUPO MARÍTIMOS - Seção Máquinas  
OSM  OFICIAL SUPERIOR DE MÁQUINAS CHIEF ENGINEER  III/2 (Chief engineer officer) 
1OM  PRIMEIRO OFICIAL DE MÁQUINAS SECOND ENGINEER OFFICER  III/2 (Second engineer officer)* 
2OM  SEGUNDO OFICIAL DE MÁQUINAS THIRD ENGINEER OFFICER  III/1 (Engineer officer)* 
CDM  CONDUTOR DE MÁQUINAS PETTY OFFICER ENGINEER  III/5 (able eafarer engine) 
ELT  ELETRICISTA ELECTRICIAN  III/7 (electro-technical rating) 
MNM  MARINHEIRO DE MÁQUINAS OILER  III/4 (Engine rating)** 
MOM  MOÇO DE MÁQUINAS WIPER  III/4 (Engine rating) 
MAM  MARINHEIRO AUXILIAR DE MÁQUINAS AUXILIARY WIPER  N/A 
SEÇÃO SAÚDE  
ENF  ENFERMEIRO NURSE  N/A 
ASA  AUXILIAR DE SAÚDE NURSE ASSISTANT  N/A 
SEÇÃO CÂMARA  
CZA  COZINHEIRO COOK  N/A 
TAA  TAIFEIRO STEWARD 
N/A 
OBSERVAÇÕES 
(*) Estas Categorias possuem outras Regras definidas na NORMAM-13/DPC. 
(**) Poderão existir MNC e MNM com regras II/5 ou III/5, respectivamente, conforme especificado no Art. 2º desta Portaria.

Art. Estabelecer, em caráter extraordinário, com base nos parágrafos 6 e 4 das regras II/5 e III/5, respectivamente, do anexo à Convenção Internacional sobre Padrões de Instrução, Certificação e Serviço de Quarto para Marítimos (STCW-78, como emendado) e complementando a Portaria nº 347/DPC de 22.11.2013 , que os Marinheiros de Convés (MNC) e Marinheiros de Máquinas (MNM) que possuírem as condições abaixo especificadas, poderão requerer às Capitanias, Delegacias ou Agências de suas jurisdições, até 31 de março de 2018, a sua certificação na regra II/5 ou III/5, sem, no entanto, ascenderem de categoria:

§ 1º Os MNC deverão comprovar um período de embarque não inferior a 12 meses, nos últimos 60 meses anteriores a 1º de janeiro de 2017, em navio que opere na navegação em mar aberto, com arqueação bruta igual ou superior a 500 e apresentarem declaração, conforme modelo anexo à presente, firmada por empresa de navegação, declarando, sob as penas da lei, que o marítimo desempenhou, satisfatoriamente, funções relevantes no departamento de convés, pelo período de tempo de embarque nas condições citadas neste parágrafo;

§ 2º Os MNM deverão comprovar um período de embarque não inferior a 12 meses, nos últimos 60 meses anteriores a 1º de janeiro de 2017, em navio que opere na navegação em mar aberto, com propulsão principal com uma potência igual ou superior a 750 kW e apresentarem declaração, conforme modelo anexo à presente, firmada por empresa de navegação, declarando, sob as penas da lei, que o marítimo desempenhou, satisfatoriamente, funções relevantes no departamento de máquinas, pelo período de tempo de embarque nas condições citadas neste parágrafo.

§ 3º Os marítimos das categorias mencionadas no caput deste artigo somente poderão ascender de categoria para Contramestre (CTR) ou Condutor (CDM) após a conclusão do devido curso (APAQ-I C/CAAQ-I C ou APAQ-I M/CFAQ-I M N5/CAAQ-IMM).

Art. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
WILSON PEREIRA DE LIMA FILHO
Vice-Almirante